A Constelação Familiar é uma técnica terapêutica criada por BERT HELLINGER (psicoterapêuta, pedagogo e filósofo alemão), com sólida base científica, inserido na abordagem sistêmico-fenomenológica. Sistêmico porque o paciente é visto dentro de seu contexto familiar, e o terapeuta se coloca a serviço de todo o sistema familiar na busca de soluções; e Fenomenológica porque o terapeuta, o paciente e as pessoas que são chamadas a representar determinados papéis durante o processo terapêutico devem estar dispostos a se abrir à realidade que busca manifestar-se e a aceitá-la tal como é, sem intenções, sem julgamentos (apriori e a posteriori), sem medo e sem apelar para teorias ou experiências anteriores.
É uma experiência densa e energética, que dissolve os emaranhamentos energéticos e liberta os pacientes de papéis assumidos inconscientemente e que podem originar doenças. Lidando com os laços emotivos que unem as famílias, o método terapêutico constrói, por meio de representantes, o sistema emocional do paciente, com o objetivo de resolver conflitos do passado que acabaram por se transformar em patologias. Com o processo, é possível compreender que todos os membros de uma estrutura influenciam profundamente os sentimentos e a saúde das pessoas.
Por meio do testemunho das sensações percebidas pelos representantes, a terapeuta interpreta os caminhos que levarão o paciente a perceber a origem de seus próprios conflitos, assistindo, como espectador, suas histórias de vida e talvez informações que ele próprio ignore, sempre buscando a própria cura. Esse resgate proporciona reconciliação, harmonia e promove a saúde integral da pessoa que trouxe o problema, atingindo, por ressonância, os participantes do evento.
O trabalho de Constelação Familiar pode ser realizado em grupo ou individualmente. Em grupo o cliente escolhe pessoas para representar membros de sua família ou da situação que queira constelar. Estas pessoas são colocadas pelo cliente dentro de um campo, onde a partir de então, o importante é apenas perceber qual o sentimento e a necessidade de cada um, respeitando e viabilizando oportunidades para que o conflito seja desfeito e as pessoas possam ficar livres para viver em harmonia. Em alguns casos, o próprio cliente pode participar, mas o ideal é que ele só observe. No atendimento individual, todo o processo é realizado entre o cliente e o terapeuta, através de almofadas, bonecos ou pela visualização.
Esta técnica criada para o restabelecimento das ordens do amor e da ajuda no sistema familiar e social foi integrada através de sons, música e movimentos espontâneos por Alexandra Caymmi, nos remetendo a um sistema aberto de campo morfogenético ( Rupert Sheldrake), a música contribui profundamente neste processo.
Para conhecer mais:
Constelações Familiares – Bert Hellinger – Ed.Cultrix
A Simetria Oculta do Amor – Bert Hellinger – Ed.Cultrix
Ordens do Amor – Bert Hellinger – Ed.Cultrix
Para que o Amor dê Certo – Bert Hellinger – Ed.Cultrix
O Essencial é Simples – Bert Hellinger – Ed.Atman
A Fonte não Precisa Perguntar pelo Caminho – Bert Hellinger – Ed.Atman
Pensamentos a Caminho – Bert Hellinger – Ed.Atman
No Centro sentimos Leveza– Bert Hellinger – Ed.Cultrix
Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual – Bert Hellinger – Ed.Cultrix
Você é um de Nós– Marianne Franke-Grickeh – Ed.Atman
Ah! Que bom que eu sei – Jacob Schneider e Brigitte Gross – Ed Atman
Sheldrake propõe a idéia dos campos morfogenéticos, os quais ajudam a compreender como os organismos adotam as suas formas e comportamentos característicos.
" Morfo vem da palavra grega morphe que significa forma. O campos morfogenéticos são campos de forma; campos padrões ou estruturas de ordem. Estes campos organizam não só os campos de organismos vivos mas também de cristais e moléculas. Cada tipo de molécula, cada proteína por exemplo, tem o seu próprio campo mórfico -a hemoglobina , um campo de insulina, etc. De um mesmo modo cada tipo de cristal, cada tipo de organismo, cada tipo de instinto ou padrão de comportamento tem seu campo mórfico. Estes campos são os que ordenam a natureza. Há muitos tipos de campos porque há muitos tipos de coisas e padrões dentro da natureza..."